Olha eu de novo por aqui curuminzada nerd! Ano de 2013 acabando… E chegou a hora de fazer um Especial Retrospectiva 2013: Cinema.

Como foram centenas de filmes que passaram em nossas telas brazucas, daremos ênfase primeiramente a lista das maiores bilheterias do cinema mundial até o dia 18/12/13 . Então preparem os cintos e sigam-me os bons:

grifo_y.fw

É galera… Isso mesmo! Entrar na lista das maiores bilheterias não significa também que o filme seja uma obra-prima de arrancar suspiros, mas talvez que ele deva ter sido tão aguardado para chegar nos cinemas. Vamos rever os campeões de  bilheterias:

1º lugar: Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3, com Robert Downey Jr., foi o único filme que conseguiu quebrar a barreira dos 1 bilhão de dólares. O longa alcançou a quinta posição entre as maiores bilheterias da história, atrás de Avatar (2009), Titanic (1997), Os Vingadores (2012) e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011).

O herói da Marvel "Homem de Ferro 3" foi o maior sucesso de bilheteria de 2013
O herói da Marvel “Homem de Ferro 3” foi o maior sucesso de bilheteria de 2013

2º lugar: Meu Malvado Favorito 2

Em segundo lugar, com quase 300 milhões de diferença, ficou a animação Meu Malvado Favorito 2, que conseguiu atingir a marca de US$ 918.6 milhões em bilheterias.

A segunda maior bilheteria de 2013 foi conquistada pela animação Meu Malvado Favorito 2, da Illumination Entertainment
A segunda maior bilheteria de 2013 foi conquistada pela animação Meu Malvado Favorito 2, da Illumination Entertainment

3º lugar: Velozes e Furiosos 6

Com o falecimento de Paul Walker em um acidente automobilístico, muitas perguntas passaram a rondar sobre o futuro de Velozes & Furiosos 7, porém é inegável dizer que a franquia é uma das mais bem sucedidas da história do cinema: Velozes e Furiosos 6 encerra o trio de líderes como a terceira maior bilheteria do ano.

O sexto filme é o mais bem sucedido da franquia Velozes e Furiosos
O sexto filme é o mais bem sucedido da franquia Velozes e Furiosos

Como nem tudo “são flores”, tivemos também em 2013 tremendos fiascos, que por mim nem lembraríamos aqui, porém temos que fazer nosso trabalho, curuminzada? Vamos então, infelizmente, rever estas pérolas:

Fiasco 1: O Quinto Poder

O filme nada empolgante sobre o criador do Wikileaks, Julian Assange foi o maior fracasso de bilheteria do cinema em 2013. O filme teve um custo de produção de 28 milhões de dólares e arrecadou somente 6 milhões de dólares no mundo todo, tendo um retorno de apenas 21% do valor investido. Dirigido por Bill Condon, O Quinto Poder narra o abalo na relação entre os dois fundadores do site Wikileaks, Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e Daniel Berg (Daniel Brühl).

Fiasco 2: O Cavaleiro Solitário

O Cavaleiro Solitário: cinema com poltronas solitárias
O Cavaleiro Solitário: cinema com poltronas solitárias

Foram investidos 215 milhões de dólares no longa, que teve receita de apenas 260 milhões de dólares em todo o mundo. No filme, o americano Tonto (Johnny Depp) conta a história do cavaleiro solitário John Reid (Armie Hammer) e de como ele se tornou uma lenda da justiça local. O longa afundou nas bilheterias dos EUA e só conseguiu se pagar graças ao mercado internacional. O filme  realmente é bem “fraquinho”.

Fiasco 3: Depois da Terra

Depois da Terra: Tal pai, tal filho...Só que não!
Depois da Terra: Tal pai, tal filho…Só que não!

A ficção científica pareceu ser principalmente uma tentativa do ator Will Smith de impulsionar a carreira do filho, Jaden Smith, que é esforçado, mas não tem nem o talento nem o carisma do pai. Will some na história que se remete toda envolta de seu filho. Filme de roteiro previsível e tosco. Vamos esquecer esse fiasco, que venham novos filmes em 2014.

Fiasco 4Para Maiores

Para maiores: ei você que diz ser o Wolverine: Tira essa farda porque tu não é caveira! Tu é moleque!
Para Maiores: Ei você que diz ser o Wolverine: – Tira essa farda porque tu não é caveira! Tu é moleque!

Composto por uma série de quadros de um verdadeiro besteirol, o filme mostra astros como Halle Berry, Emma Stone, Richard Gere, Kate Winslet e Hugh Jackman pagando enormes micos. Denominado de “pior filme do mundo” por vários críticos norte-americanos, merece ser enterrado para sempre fora de nossas lembranças.

Cinema Nacional:

Não poderíamos fechar nossa retrospectiva sem falar também sobre o cinema nacional: um balanço do mercado brasileiro em 2013 foi divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) nesta terça-feira (17). Segundo o comunicado, cerca de 120 filmes foram lançados neste ano, “um número inédito nos últimos 30 anos”. Onze produções venderam mais de 500 mil ingressos e 12 venderam entre 100 mil e 500 mil ingressos. As comédias foram os maiores sucessos nacionais de 2013. “Minha mãe é uma peça”, estrelada por Paulo Gustavo, atingiu mais de 4,5 milhões de espectadores, seguido de “Meu passado me condena”, com 2,9 milhões, e “Vai que dá certo”, com 2,7 milhões.

Paulo Gustavo em 'Minha mãe é uma peça: O filme' - líder entre os longas brazucas
Paulo Gustavo em ‘Minha mãe é uma peça: O filme’ – líder entre os longas brazucas

 

Pessoal, chega ao fim nossa breve retrospectiva! Espero que tenham gostado. Desejo a todos um feliz Natal e um maravilhoso final de ano. Que venha 2014 e muitos sucessos na sagrada telona. Que a força esteja com vocês!

Categories: Cinema Especial Listas