Skip to main content

Primeiras Impressões: Jogos Vorazes – Em Chamas

Olá, curuminzada nerd! Tô aqui de novo na área para falar de Jogos Vorazes – Em Chamas, o segundo filme da quadrilogia Jogos Vorazes!

Jogos Vorazes - Em chamas
Jogos Vorazes – Em chamas: um dos filmes mais aguardados de 2013

Então vamos ao que interessa… a trama  dá continuidade à história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), depois que os tributos do Distrito 12 vencem os jogos.  No novo longa, uma rebelião contra a opressiva Capital é iniciada e para extinguir a revolta, Katniss e Peeta (Josh Hutcherson) são obrigados a participar de uma edição especial dos Jogos Vorazes, denominado o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos. O filme foi um dos mais aguardados de 2013. No resto do mundo, somou US$ 308 milhões até agora.

Katniss Everdeen e a irmã, Primrose
Katniss Everdeen e a irmã, Primrose

Jogos Vorazes – Em Chamas  foi presenteado pela troca de roteiristas com relação ao primeiro filme. A contratação de Michael Arndt (Toy Story 3 e Pequena Miss Sunshine) e Simon Beaufoy (Quem Quer Ser um Milionário?) foi fundamental para transformar uma aventura que por si só no primeiro filme já era boa e com futuro promissor na atual continuidade da franquia, em um filme mais requintado, com efeitos especiais, cenários e história política, onde o espectador sente-se envolvido no clima de revolução que se ostentam durante a trama.

Cena dos bastidores
Cena dos bastidores

Apesar de ser voltado para o público jovem, Em Chamas não se limita a apresentar uma mera aventura adolescente, apesar de envolver um triângulo amoroso em situações de perigo ao extremo (por favor, nada de comparações a certo filme de vampiros), o longa oferece uma crítica social bem construída, em alguns momentos percebemos um paralelo com o período do nazismo subjugando o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial (a analogia sobre campos de concentração, o ditador e as formas de punições em via pública são bem claras se prestarmos bastante atenção). O filme tem tudo para agradar aos fãs da obra de Collins. As interpretações da maior parte do elenco estão impecáveis, como por exemplo, a vencedora do Oscar, símbolo sexual e tudo mais, Jennifer Lawrance se consolida como um dos maiores nomes de Hollywood da atualidade, merecendo-o representando com dignidade sua personagem no enredo.

Habitantes do Distrito 11
Habitantes do Distrito 11

Nesse segundo filme, em especial, é possível perceber a grandiosidade do cenário de Em Chamas, como, por exemplo, na mudança do Centro de Treinamento, onde os tributos agora treinam com hologramas; o novo palco de Caesar Flickerman (Stanley Tucci), que não poupa extravagâncias; além, é claro, da arena do Terceiro Massacre Quaternário.

As cenas de ação na Arena dos Jogos Vorazes é um dos momentos mais esperados do filme
As cenas de ação na Arena dos Jogos Vorazes é um dos momentos mais esperados do filme

O filme mostra modestos efeitos especiais, umas das cenas mais legais são as de Katniss e Peeta em chamas no Desfile dos Tributos, o vestido de Katniss transformando-se em tordo, e a sequencia de efeitos na arena dos jogos (arena tropical com a Cornucópia).  Não podemos deixar de falar do movimento de câmera que acontece no momento em que a protagonista é levantada pelo tubo. Diferentemente do que ocorre na edição anterior dos Jogos, Katniss agora vai em busca de suprimentos na Cornucópia e luta contra os outros tributos.

Katniss e seu vestido de tordo.
Katniss e seu vestido de tordo

Em resumo, Em Chamas ganha ímpeto e prepara terreno para um provável final vigoroso da franquia.

Um ponto negativo do filme é infelizmente ter que esperar até novembro de 2014 para ver como se desenrola a história. Jogos Vorazes – em chamas já estreia nos cinema com um gostinho de quero mais.

Adeus mundo real… apertem os cintos e preparem a pipoca!

Meir3les

Especialista em Marketing, cinéfilo desde sempre, é também um Curumim Nerd que saiu de casa e foi ir morar na internet. Nas horas vagas da realidade costuma acreditar na existência dos Homens de Preto. Em outra vida gostaria de ser um jedi.