Skip to main content

Nostalgia – Star Wars Episódio V – O Império O Império Contra Ataca

“Luke, I’m your father!”

Salve, salve curuminzada nerd! No dia 21 de maio de 1980 era lançado nas telas dos cinemas o segundo filme da franquia Star Wars (embora seja o quinto na ordem cronológica): Star Wars – O Império Contra Ataca. O filme é sem dúvida alguma, o resultado das fortes desconfianças que todos tiveram (menos George Lucas) do sucesso da franquia.

001

Com mais dinheiro no bolso para investir na sequencia da franquia, Lucas contrata o diretor Irvin Kershner e fica apenas com o já pesado encargo de produtor do longa. Curiosamente, o diretor chegou a recusar o convite de Lucas, que havia sido seu aluno na USC School of Cinema-Television, mas mudou de ideia quando seu agente praticamente o obrigou a aceitar o projeto.

002

O segundo filme explora de forma mais profunda o mundo de Star Wars e seus personagens: Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e Darth Vader (David Prowse), onde continuamos a acompanhar a história em um período um pouco mais adiante ao final de Uma Nova Esperança, quando os Rebeldes já trocaram a localidade de sua base secreta e o vilão Darth Vader procura insanamente Luke Skywalwer por toda a galáxia por ter sentido algo forte que há tempo não sentia: a força.

004

Em O Império Contra Ataca, não se destaca somente a profundidade dos personagens principais anteriores, mais também apresenta outros personagens de tão igual importância à história, como por exemplo, o carismático mestre jedi YodaLando Calrissian (Billy Dee Williams) o traidor dos mocinhos na trama, o caçador de recompensas Boba Fett, e a primeira aparição do Imperador Palpatine. Aliás, vale ressaltar que foi no Episódio V que ouvimos pela primeira vez a famosa e contagiante Marcha Imperial,na cena em que a base rebelde foi localizada e os destróiers iniciam seu ataque.

003

O filme também imortalizou cenas clássicas na história do cinema, como a Batalha de Hoth, a perseguição implacável do Império pela Millennium Falcon em meio a uma chuva de asteroides e o esperado e envolvente encontro entre Darth Vader e Luke Skywalker, o que resulta no primeiro duelo físico entre os dois, com direito ao uso de sabre de luz de ambos os lados e a revelação de que Darth Vader e o pai de Luke Skywalker.

005

A trama poderia ter um final bem previsível, se não fosse a criatividade de Lucas em nos presentear com cenas épicas que mostrariam a grande força que ainda tinha o Império, refletindo de modo preciso e com proporções drásticas a Luke Skywalker, que teve sua mão cortada por Darth Vader, e ao enigmático fim que Han Solo tem no longa, sendo congelado em carbonite.

007

Alguns fatos curiosos sobre o filme:

  • Na cena do campo de asteroides, um dos asteroides é, na verdade, um sapato. A história diz que George Lucas pediu à equipe de efeitos especiais que refizesse a cena tantas vezes que eles acabaram se irritando e um deles colocou seu sapato nas filmagens.
  • Outro asteroide é uma batata. Ela aparece assim que a Millennium Falcon entra no campo de asteroides: dois asteroides podem ser vistos viajando do topo esquerdo da tela para a parte inferior direita. No momento que o segundo desaparece da tela, um terceiro asteroide surge no canto superior esquerdo. Este asteroide é a batata em questão.
  • O som da porta da nave de Darth Vader se abrindo é uma gravação do barulho de todas as portas das celas de um bloco da prisão de Alcatraz sendo fechadas.
  • Os AT-ATs (os andadores do Império, na cena da batalha em Hoth) foram inspirados em guindastes usados em portos. Para fazê-los andar, os técnicos do filme estudaram o caminhar de um elefante.
  • O Imperador Palpatine é interpretado por uma mulher usando uma máscara protética. Seus olhos são os de um chimpanzé, e foram colocados na sala de edição.
  • As cenas em que R2-D2 está submerso em lama foram realizadas na piscina da casa de George Lucas, que estava à época sendo construída. A maior parte da equipe ficou sob a água, e as cenas foram filmadas pessoalmente por George Lucas.
  •  Durante as filmagens na Noruega, uma forte nevasca interrompeu as filmagens – ou quase. O diretor decidiu que aquele clima seria perfeito para mostrar a fuga de Luke da caverna do Ice Wampa, e mandou Mark Hamill, que interpreta o papel de Luke Skywalwer, para o meio da tempestade realizar a cena – o cineasta e seu cinegrafista filmaram tudo de dentro do lobby do hotel.
  • O ator Mark Hamill sofreu um acidente de carro antes das gravações, que desfigurou o seu rosto. Devido a uma cirurgia plástica, seu rosto ficou diferente, e então foi criada a cena do Ice Wampa atacando Luke  para justificar a mudança. Algo bem “bolado”.

006

Império O Império Contra Ataca, foi nomeado para Oscar nas seguintes categorias: Melhor Direção Artística Melhor Banda Sonora, acabando por ser o vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Sonoros.

009

Considero O Império O Império Contra Ataca, o melhor filme da saga e uma das melhores aventuras do cinema, O clima sombrio presente durante todo o filme enriquece a trama, sendo uma sequência à altura do primeiro filme. Então se você ainda não viu a cena em que Darth Vader revela que é o pai de Luke Skywalker, ainda há tempo!

Próxima semana aguardo vocês para a conclusão de nosso Especial Nostalgia de Star Wars. Que a Força esteja com vocês!

Meir3les

Especialista em Marketing, cinéfilo desde sempre, é também um Curumim Nerd que saiu de casa e foi ir morar na internet. Nas horas vagas da realidade costuma acreditar na existência dos Homens de Preto. Em outra vida gostaria de ser um jedi.