Skip to main content

Nostalgia – Os Aventureiros do Bairro Proibido

Atenção curuminzada nerd! Hoje trouxe para vocês uma dica de filme “pra lá” de louco e divertido dos anos 80. Falo de Big Trouble in Little China, conhecido aqui no Brasil como Os Aventureiros do Bairro Proibido.

Estreado no ano de 1986 e dirigido por John Carpenter, em mais uma parceria do diretor com o ator Kurt Russell, o longa de aventura, conta a história do caminhoneiro Jack Burton (Kurt Russell) e seu amigo Wang Chi (Dennis Dun), cujas namoradas são sequestradas por estranha gangue asiática. Para resgatar as moçoilas, eles precisam invadir o submundo sobrenatural de Chinatown, além de enfrentar o terrível e misterioso feiticeiro Lo Pan (James Hong), um mago de 2000 anos de idade que controla um império de espíritos.

O terrível vilão Lo Pan
O terrível vilão Lo Pan

Apesar de Lo Pan ser o vilão Principal,  quem entraram para a história do cinema foram seus servos conhecidos como Os Três Temporais: o Deus do Trovão (mais forte e mais alto dos Três Temporais, se derrotado em combate, ele irá inalar grandes quantidades de ar e explodir), o Deus da Chuva (mais delicado dos três guerreiros. Ele é um mestre da espada chinesa e mata seus oponentes com uma enxurrada de cortes) e o Deus do Relâmpago (o líder não oficial do grupo, possuindo de longe o maior poder, fritando seus adversários com raios). Não tem como não fazer a comparação com o figurino e poderes do Deus do Relâmpago e o personagem Raiden do game Mortal Kombat.

O Deus do Trovão e seu poder
O Deus do Trovão e seu poder

De acordo com o diretor John Carpenter, o processo de pós-produção no filme foi de apenas 4 meses. Como de costume John Carpenter compôs a trilha sonora do longa e ainda recebeu uma indicação ao Saturn Award de melhor música para este filme. Apesar de Kurt Russel ser a única escolha de John Carpenter para o papel de ator principal, o estúdio sugeriu Jack Nicholson e Clint Eastwood. Porém esses dois atores disseram que não estar disponíveis.

Os heróis do filmes: Jack Burton e Wang Chi.
Os heróis do filmes: Jack Burton e Wang Chi

A interpretação de Kurt Russel é singular, um herói dentro de um cenário de artes marciais, sem entender o mínimo de alguma técnica oriental de luta. Jack Burton é durão, desajeitado, debochado e se encaixou incrivelmente no filme. Kurt é um dos atores que mais participou de filmes que viraram cult ao longo dos anos como Carros Usados (1980), Fuga de Nova York (1981), Enigma do Outro Mundo, O (1982) e Fuga de Los Angeles (1996), atualmente o ator anda no ostracismo já que andou recusando papel no filme Mercenários de Stallone, ironicamente fez Tango e Cash com o próprio Stallone. Quentin Tarantino também já tentou trazer Kurt de volta aos holofotes, mas sem grande sucesso como o filme À Prova de Morte (2007).

A equipe de Jack Burton invadindo o submundo de Chinatown
A equipe de Jack Burton invadindo o submundo de Chinatown

O filme é bastante divertido, cheio de efeitos especiais grandiosos para época, tornou-se um clássico da Sessão da Tarde (risos) e garanto que por anos esperei a sua continuação (assim como até hoje espero o final do desenho Caverna do Dragão).

Realmente acho que depois de tantos anos a aventura merecia uma sequência, pois o filme ficou marcado no imaginário popular e entrou para a história do cinema, ao longo dos anos criou uma legião de seguidores e virou cult.

Os Três Temporais garantem grandes cenas de ação ao filme
Os Três Temporais garantem grandes cenas de ação ao filme

Então é isso curuminzada nerd! Os Aventureiros do Bairro Proibido merece uma atenção das novas gerações. Quem ainda não assistiu, corra e garanta essa viagem ao mundo criado por John Carpenter.

Meir3les

Especialista em Marketing, cinéfilo desde sempre, é também um Curumim Nerd que saiu de casa e foi ir morar na internet. Nas horas vagas da realidade costuma acreditar na existência dos Homens de Preto. Em outra vida gostaria de ser um jedi.