Skip to main content

Nostalgia: Entrevista com o Vampiro

Curuminzada Nerd eu já estava com saudades de escrever para a coluna Nostalgia… E nada melhor do que voltar e escrever no “pós- Halloween”. Ainda em homenagem a esta famigerada data, trago para vocês o filme “Entrevista com o Vampiro” de 1994 – uma adaptação do livro da escritora Anne Rice para as telas do cinema.

003

O filme se passa em uma época em que existiam presas em um vampiro, e este não brilhava como uma fada na presença da luz do sol (nada contra para quem gosta deste tipo de “vampiro”). Sua história começa no estado do Louisiana no século XVIII, quando Louis de Ponte de Lac (Brad Pitt), virou vampiro mordido pelo imortal Lestat de Lioncourt (Tom Cruise). O longa conta também com outros galãs de Hollywood, como por exemplo,  Antonio Banderas e Christian Slatert.

Como o título do filme indica, Louis de Ponte de Lac encontra-se com 200 anos de idade, quando decide contar sua longa história para o repórter Daniel Malloy (Christian Slater): um conto sombrio sobre sua vida e seu contato com um vampiro Lestat, uma vida repleta de conflitos e dilemas morais (enquanto Lestat acredita que deu a Louis a maior dádiva que pode existir, este acredita que na verdade foi condenado ao inferno). Sua narrativa mostra-se então amarga e dolorida. Sempre relutante em tirar a vida de seres humanos, Louis no início se alimentava apenas de animais. Um dia, porém, não resiste e morde uma garotinha de nome Claudia (Kirsten Dunst).

002

O filme ganha tons cada vez mais dramáticos com o surgimento de Claudia na vida dos dois vampiros, que com o passar dos anos se transforma em uma adulta presa em um corpo infantil. E como sua mente se desenvolve, esta se torna uma adulta manipuladora e fria.

006

A história se desenvolve na relação dos três, lidando sempre com seus demônios pessoais. Porém, mais tarde surge outro vampiro importante na história. Em Paris, Louis conhece Armand (Antonio Banderas), e espera que ele, já que é provavelmente o mais velho vampiro existente, dê-lhe algumas respostas… o que aparentemente não acontece.

004

O filme tem algumas curiosidades que valem ser destacadas:

  • Claudia foi inspirada na filha de Anne Rice que havia morrido há pouco tempo na época em que escreveu o livro em 1976. Anne imortalizou sua filha na personagem de Claudia.
  • Durante as filmagens, Tom Cruise teve um set exclusivo para ele, no qual havia túneis por onde os demais atores entravam e saíam. Esta medida foi tomada para evitar que detalhes sobre a maquiagem de Lestat vazassem para o público;
  • Tom Cruise passava três horas e meia por dia fazendo o cabelo e maquiagem de Lestat. Ele se preparou para o papel assistindo vídeos de leões atacando zebras na selva.
  • Em 1995, o filme teve duas indicações ao OSCAR  nas categorias Melhor Direção de Arte e Melhor Canção Original.
  • Um Lestat animatrônico foi usado na cena quem a personagem sangra após ter a garganta cortada pela vampira Claudia.

007

“Entrevista com o Vampiro” é  tecnicamente maravilhoso,  e dentre seus méritos destaco a  bem conduzida trilha sonora de Elliot Goldenthal, assim como a maquiagem, fotografias e cenários que ajudaram a enriquecer a obra como um todo.  Infelizmente, o segundo livro, “O Vampiro Lestat” da autora da saga, explica muito da mitologia do vampiro, porém nunca chegou aos cinemas, enquanto que o terceiro livro, “A Rainha dos Condenados” teve uma adaptação para o cinema muito abaixo das expectativas em 2002.

0005

Então cinéfilo amante das obras que envolvam vampiros, se você ainda não assistiu  “Entrevista com o Vampiro”  ainda tem tempo de assistir, pois assim como estes personagens das trevas alguns de seus filmes também são eternos.

Meir3les

Especialista em Marketing, cinéfilo desde sempre, é também um Curumim Nerd que saiu de casa e foi ir morar na internet. Nas horas vagas da realidade costuma acreditar na existência dos Homens de Preto. Em outra vida gostaria de ser um jedi.