Skip to main content

Estreia – The 100: Pilot (S01E01)

Quando eu li a premissa de The 100, há um tempo atrás, não saberia dizer se ia gostar ou não dessa série. Bom, aqui estou eu para dedicar uma coluna semanal ao primeiro episódio dela.

Inspirado no livro homônimo da autora estadunidense Kass Morgan e que será lançado pela Galera Records nos próximos meses sob o título de The 100 – Os Escolhidos, a série produzida pela CW consegue chamar nossa atenção nos primeiros minutos.

O livro foi escrito pouco depois de servir como argumento da adaptação para a TV.
O livro foi escrito pouco depois de servir como argumento para a adaptação da TV (Galera Records/Divulgação)

Somos apresentados ao enredo da estória pela protagonista Clarke (Eliza Taylor). Sabemos que os humanos estão no espaço atualmente, 97 anos depois de um apocalipse nuclear ter dizimado o planeta como o conhecemos. Os únicos sobreviventes foram aqueles que se encontravam em estações espaciais existentes na época do desastre, das quais originou-se A Arca: uma única estação feita a partir das outras. Qualquer crime cometido n’A Arca é punido com sentença de morte após a maioridade penal de 18 anos. Clarke é a felizarda do dia mesmo faltando alguns meses para se tornar maior de idade.

Clarke, interpretada por Eliza Taylor.
Clarke, interpretada por Eliza Taylor (CW/Divulgação)

Um dos pontos positivos da série são os efeitos visuais bastante avançados, levando em consideração que CW é um canal aberto. Depois da apresentação inicial, conhecemos a mãe de Clarke, Abby (Paige Turco), você descobre depois que ela é médica n’A Arca. Nesse momento ela fala que Clarke será enviada à Terra juntamente com outros 99 jovens delinquentes. Aqui você percebe a marca registrada da CW: produzir conteúdo para jovens.

Edição de arte e fotografia da série são sensacionais (CW/Divulgação)
Edição de arte e fotografia da série são sensacionais (CW/Divulgação)

No módulo de transporte dos 100, vemos o vídeofeed do Chanceler Jaha (Isaiah Washington) explicando a situação para os desavisados. Eles foram enviados para explorar o ambiente. Você diria que pode ser perigoso e que eles poderiam morrer e tudo mais. Para o Chanceler, enviá-los foi uma decisão fácil, uma vez que os crimes desses jovens os tornaram dispensáveis. Além do mais, caso eles sobrevivam, todos os seus crimes serão perdoados.

Conhecemos também Wells (Eli Goree), filho do Chanceler e amigo de Clarke; Bellamy (Bobby Morley) e Octavia (Marie Avgeropoulos), sua irmã que foi mantida escondida durante um tempo – a mãe deles foi morta, uma vez que é um crime ter mais de um filho n’A Arca; Finn (Thomas McDonell), o possível par romântico de Clarke; e como não poderia faltar, a dupla de engraçadinhos Jasper (Devon Bostick) e Monty (Chris Larkin). O objetivo deles é encontrar suprimentos para sobreviver na superfície. Devido ao fato de eles terem pousado no local não previsto, eles devem se organizar para encontrar a base de suprimentos. Isso será um problema, uma vez que Bellamy defende a ideia de que agora eles são livres e seu lema é nós fazemos o que queremos, quando queremos, enquanto Wells tenta convencer todos a seguirem juntos até o ponto principal.

Parte do elenco teen da série (CW/Divulgação)
Parte do elenco teen da série (CW/Divulgação)

Conforme o episódio evolui, sabemos que existem vários mistérios envolvendo os 100, os líderes d’A Arca e o próprio ambiente terrestre – a cena do cervo e da ameaçadora criatura aquática são bem sinistras. Além do fato de que entre a atual posição e o objetivo do grupo que decidiu correr atrás de suprimentos para todos, existe uma floresta radioativa mortal. O ambiente dentro d’A Arca não é nada convidativo também. Você descobre que Kane (Henry Ian Cusick), oficial de alta patente da estação, está de olho no emprego do Chanceler e possui planos ambiciosos para tomar seu lugar.

 

Henry Ian Cusick faz o papel do Oficial Kane (à esquerda); no centro está Paige Turco, representando a mãe de Clarke, Abby; e à direita, Isaiah Washington no papel do Chanceler Jaha (CW/Divulgação)
Henry Ian Cusick faz o papel do Oficial Kane (à esquerda); no centro está Paige Turco, representando a mãe de Clarke, Abby; e à direita, Isaiah Washington no papel do Chanceler Jaha (CW/Divulgação)

Esse episódio termina de forma um tanto inesperada, mas surpreendente. Você descobre aqui que os 100 podem não ser os únicos bípedes na superfície terrestre, adicionando um tom de suspense à produção voltada para o público jovem da CW. Descobre também que os remanescentes n’A Arca têm pouco tempo antes de acabar todo os recursos para sua sobrevivência. E é isso que te faz querer assistir aos próximos episódios. Segundo Eric Goldman, editor do IGN que já assistiu pelo menos 4 episódios da série, as coisas tendem a ficar cada vez mais obscuras no decorrer do tempo e que a série tem de tudo para seguir firme nos seus 9 episódios subsequentes, totalizando os 13 episódios encomendados para a temporada. Portanto, sugiro que você continue assistido a essa série porque eu tenho quase certeza de que você não irá se arrepender. Até a próxima Estreia.

Confira o trailer legendado da série:

Kaio

Co-fundador do site. Analista de Sistemas de formação e curumim nerd por vocação. Apaixonado por uma Condurú.