Skip to main content

Naruto: 15 anos de uma paixão

Para começar eu preciso dizer que não esperava que Naruto fosse acabar algum dia, confesso que não acompanhava, porém como fã de animes me acostumei com a presença do ninja loiro com suas tramas que se misturavam com lembranças de minha infância.

A história que conquistou o mundo se passava Vila Oculta da Folha, em um mundo extremamente bélico onde crianças eram treinadas desde cedo para tornarem-se assassinos e guerreiros dispostos a lutar com todas as forças pelo bem da comunidade. Mas até onde vai essa determinação? Somos apresentados ao drama do menino Naruto, quando seu pai o hokage (líder da vila) Minato sela em seu corpo o demônio-raposa Kyuubi com o intuito de livrar a aldeia dessa ameaça. Porém, condenando seu filho a uma vida difícil, pois o garoto era fortemente rejeitado, pois as pessoas o chamavam de monstro e tinham medo que ele perdesse o controle de seu poder.

Paralelamente, o jovem Sasuke Uchiha menino prodígio e descendente de um dos clãs mais respeitados, vivia tranquilamente até que um dia ao chegar em casa se depara com uma terrível realidade: seu irmão Itachi dizimou todo o clã deixando somente ele vivo, coberto de sangue e dominado pela sede de vingança.

Quando começam os exames para a Academia Ninja, vemos o principal atrativo do mangá, inicia-se um forte laço de amizade entre Naruto e Sasuke, ambos solitários e rejeitados porém lidando de forma diferente com os sentimentos. Enquanto Naruto buscava a aceitação fortalecendo suas amizades, Sasuke se isolava cada vez mais, pois só tinha em mente a vingança.

Sasuke vs Naruto        Sharingan vs Kyuubi         Manda vs Gamabunta

Somos apresentados a diversos personagens, como por exemplo Sakura Haruno, primeiro amor de Naruto que só tinha olhos para Sasuke;Hinata Hyuuga, no maior estilo Naruto-senpai não m notou; Kakashi professor da academia; Jiraya mestre do ninja de roupas laranjas entre diversos outros.

Entre haters e modinhas é impossível negar a qualidade do mangá, sendo publicado pela Weekly Shounen Jump desde novembro de 1999 e que teve fim neste mês completando exatamente 15 anos. Por muito tempo fez parte da chamada Tríade de ouro da editora junto de títulos como Bleach e One Piece.

Mas foi em 2007 que a obra ficou popularizada no Brasil, quando o anime passou a ser exibido pela emissora SBT e o mangá a ser publicado pela Panini, o que causou certo afastamento de alguns fãs e looongas briguinhas em grupos de otakus.

Vale ressaltar o trabalho de Masashi Kishimoto, que não apenas criou o roteiro mas também a arte do mangá, o traço de Kishimoto é bastante admirado por ser simples porém bastante dinâmico, quem acompanhou as batalhas percebeu que mesmo com o cenário confuso algumas vezes, a sensação de movimento era clara, com hachuras na medida certa. Mas engana-se quem acha que Naruto é a única ou a primeira obra do Kishimoto na verdade ganhou aceitação com o mangá Kakuri, inclusive ganhando o premio Hot Step Award, porém após esse sucesso ele não tinha nenhuma idéia e acabou passando por maus bocados, e foi no momento de depressão que ele resgatou rabiscos de adolescência de uma certa equipe de ninjas.

Apesar do anime ser o clássico “anime de porrada” pudemos tirar muitas coisas boas, como nunca desistir de seus sonhos, a valorizar a paz, amor e amizade, que muitas vezes precisamos fazer sacrifícios em prol de uma causa maior. Os personagens ficaram marcados em nossa memória, recordando as varias homenagens quando o Neji morreu, apesar do tema sério e de dramas densos, Kishimoto soube dar leveza, com várias piadas construindo a personalidade carismática do protagonista.

Mas para os fãs do anime, conhecem tudo sobre o anime?

Você sabia que…

Naruto era uma raposa disfarçada, no mangá piloto o ninja loiro era bem diferente, ele era um filhote de raposa disfarçado de humano, posteriormente foi mudado para facilitar a identificação com o personagem.

Naruto-001

O terceiro Hokage era um cachorro! Sim, um cachorro criado pelo segundo Hokage mas por ser um shinobi com muitas qualidades, foi eleito ao posto de líder.

Naruto-003

Susanoo é um deus na religião xintoísta! O jutsu usado pelos Uchiha que despertaram o seu Mangekyou sharingan, foi baseado no Susanoo, deus dos mares, das tormentas e das tempestades, ele é irmão de Amaterasu e Tsukuyomi.

download-110

A raposa de nove caudas foi baseada no folclore japonês, a chamada Kitsune (Raposa), é bastante comum na mitologia japonesa. Segundo a lenda, ela é muito inteligente e com poderes sobrenaturais, como assumir a forma humana, outra características são as caudas, que nascem a cada mil anos totalizando 9.

kitsune

School Konoha Vilarejo Spin-off criado pelo próprio Masashi Kishimoto, Naruto é só um garoto normal no Japão, que estuda, namora, e faz coisas que qualquer adolescente faria na sua idade.

konoha-high-school-capitulo-6-parte-1_imagenGrande

 

Lembrando que ainda teremos o filme The Last e a franquia de jogos para matar a saudade.

Gostou? Comente e compartilhe! kisus ^-^v

 

Rita Vilhena

Nascida da tormenta, sangue do verdadeiro dragão, viciada em animes, tecnologia e totalmente dependente em café e açúcar.