Recentemente me mandaram o link de uma música do Wanderley Andrade (A conquista) feita de uma maneira muito inusitada – em 8-bit, a princípio achei engraçado que alguém pudesse ter a brilhante ideia de transformar um hino paraense (que dirá, nortista) em um dos gêneros (?) musicais mais nostálgicos da história.

Pra quem ainda não reconheceu a linguagem técnica do termo, basta lembrar da musiquinha tema de Super Mario Bros. que rapidamente será teletransportada (o) para as décadas de 80/90 e 2000.

O feito foi realizado por João Barros, vocalista da banda Rasengan que normalmente toca músicas de animes em estilo Metal, mas dessa vez ele foi além, tirou o Pikachu metaleiro do palco e mergulhou ferozmente no mundo dos processadores extraindo uma das maiores pérolas de 2016.

Sim, meus caros amigos, a criação não é de agora e me pergunto onde eu estava que ainda não tinha escutado tamanha obra-prima?

Não é fato que o fenômeno Wanderley já deveria ter sido consagrado como patrono da cultura regional, criador de hinos atemporais como Traficante do amor e Detento Apaixonado.

É, sendo assim, inegável sua contribuição para a o mundo pop do Norte, com suas madeixas bicolores em azul e vermelho (indeciso quanto ao Caprichoso e Garantido, certeza) é de gargalhar que até nos processadores ele faria tanto sucesso.

Atrelado ao saudosismo de uma época tão nobre e pura da infância de quem se divertiu jogando Mario, Donkey Kong e tantos outros é um pé na nostalgia, uma mão no Nintendo e o resto do corpo dançando um brega.

Apesar de ser um fato pouco comum, é mais uma lembrança da nossa essência, um bando de curumim inteirado no mundo nerd e que une a regionalidade com a cultura geek na tentativa de fazer desse lugarzinho chamado casa, um lugar melhor e o mais “bitzado” possível.

E para os fãs do tema, existe um canal (8 Bit Universe) no Youtube muito interessante e genial que transforma músicas mundialmente conhecidas em estilo Mario e levam o maior hype – aqui está minha versão preferida de de Take On me (um triburo ao A-Ha):

Categories: Música Notícias