Skip to main content

Músicos regionais se encontram em comemoração aos 4 anos da UFOPA

A UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) completou 4 anos. E para comemorar, a universidade realizou na última segunda-feira (11) o I Festival Cultural, evento que reuniu uma série de atrações que mostraram o melhor da nossa região, como feira gastronômica e de artesanato, além de grandes nomes da música regional.

Dentre as atrações musicais estavam Jana Figarella, Cristina Caetano, Nato Aguiar e Maria Lídia, além dos músicos Antônio José e Ádria Goés. Na ocasião, foi concedido ao cantor e compositor Sebastião Tapajós o título de doutor “Honoris Causa”. No caso do homenageado, a honraria deve-se a seu saber e atuação em prol das artes e da cultura. Sebastião Tapajós também foi homenageado pelos músicos, que fizeram um tributo ao artista.

Violonista Sebastião Tapajós (Foto: Junior Soares)
Violonista Sebastião Tapajós (Foto: Junior Soares)

Entre as atrações da feira de artesanato, a que mais chamou a atenção foi a exposição de instrumentos de corda do artesão aposentado Nilson Ferreira de Sousa. Nilson confecciona os instrumentos a partir de material reciclado e para o festival trouxe 12 instrumentos, entre eles, violino, violoncelo, violão, cavaquinho elétrico, banjo, viola de cocho.

O festival, que começou logo após a cerimônia de outorga de insígnias ao violonista Sebastião Tapajós, teve uma palhinha sofisticada do músico, que tocou algumas músicas do álbum “Aos da guitarrada”, lançado em setembro deste ano. O álbum, que traz a mistura do erudito com o popular da guitarrada, gênero criado por mestres da cultura popular paraense, mas que não esconde as influências cosmopolitas e caribenhas, abriu a programação musical da noite. “Quase todas as músicas do show e que tocamos hoje aqui são em homenagem a algum mestre da guitarrada”, contou o violonista depois da apresentação.

Com informações de Talita Baena – Comunicação/UFOPA

Todo agradecimento ao nosso amigo fotógrafo, Junior Soares.

Confira a galeria  do evento abaixo(clique na imagem para ver a próxima):

 

 

Junior

Músico, fotógrafo, designer. Apaixonado por artes, sons e cores.