Home Vídeos

En Route – Full Film de Colin Levy no Vimeo.

Legendas disponíveis em português

En Route é uma curta de 8 minutos realizada por um grupo de estudantes estadunidenses. Esta curta metragem foi premiada com 3 prémios no Savannah Film Festival e foi também nomeada para o 2011 Golden Reel Awards.

O realizador Colin Levy é um artista já com muita experiência no ramo, tendo iniciado a sua carreira nas curtas metragens aos 12 anos e trabalha actualmente na Pixar no departamento de Câmera e Encenação. Além de En Route, realizou também The Secret Number. Os restantes produtores – Andre Danylevich, Yotam Dor, Nick Leicht – possuem também uma vasta experiência no ramo e todos eles estudaram Cinema e Televisão na universidade The Savannah College of Art and Design.

En Route possui uma técnica interessante no conto da sua história, esta é retratada ao contrário.

Começamos por ver um acidente trágico de uma queda de um avião e um indivíduo a chegar ao local numa ambulância. Harry é um dos pilotos e a personagem principal desta história. A seguir ao acidente, vemos imagens da viagem antes do acidente, as mágoas e as felicidades passadas com a sua família, o dia em que aceitou o trabalho como piloto, os seus estudos na área, até à sua infância. A sua infância é o ponto chave nesta história, dado que é onde percebemos que é esta a altura em que Harry começou a ficar fascinado por aviões. Este seu fascínio em criança levou-o a seguir tal carreira como piloto e consequentemente à sua morte no dia da tragédia vários anos depois. No entanto, vemos depois uma cena em que o pequeno Harry parte o seu avião de brincar e pega na sua ambulância. Temos de seguida um flashforward para a cena da tragédia e o indivíduo na ambulância que aparece no início da curta é Harry.

Esta curta é muito interessante pois faz-nos refletir sobre o nosso futuro e presente juntamente com as decisões tomadas no nosso passado, os nossos interesses e fascínios na infância e as consequências que estas criam anos depois. Uma simples brincadeira enquanto crianças pode ditar o nosso percurso na vida e como esta acaba.

En Route traduz-se para “A Caminho”. Todos sabem o caminho que estão a tomar na vida, mas poucos se lembram de qual foi o ponto de partida e o fim é uma incógnita para todos.