Hoje trago para vocês toda a introspecção, misturada com pitadas de autorreflexão e sentimento de ansiedade de Tommy no curta Immersion.

Olá, curuminzada! Hoje teremos o retorno de uma das minhas séries de publicações preferidas. As animações são capazes de nos fazer repensar muitas coisas que fazemos ou como nos comportamos diante de determinadas situações, assim como acontece com todo e qualquer tipo de influência artística. Eu, pessoalmente, amo de paixão as animações.

Hoje trago para vocês toda a introspecção, misturada com gotas de autorreflexão e muito sentimento de ansiedade de Tommy no curta Immersion, da criadora suíça Lalita Brunner. Vamos à sinopse:

A viagem de Tommy às piscinas interiores. Enquanto ele luta, produz uma piscina cheia de ansiedade.

O curta aborda temas universais como a insegurança e a falta de controle em situações do nosso cotidiano. E termina com a aceitação e paz de espírito, algo muito difícil de se ver atualmente. As pessoas sempre estão querendo melhorar algo nelas próprias ou em alguém. E isso gera conflitos pessoais e de relacionamentos. Às vezes estão insatisfeitas seja com o trabalho ou com aspectos da própria vida. Immersion traz isso à tona através de uma construção confusa, mas objetiva – sim, há ordem no caos.

A criadora diz que o significado simbólico que queria entregar ao público é de que você não deve ser tão duro consigo mesmo ou com coisas que você realmente não pode mudar no momento. As cenas e cortes são tortas. E isso é totalmente intencional. “Subversivamente, acrescenta um vínculo emocional mais forte com o personagem principal, de modo que a calma que ele sente no final transfere diretamente para o público – pelo menos, era assim que eu esperava que parecesse”, diz a criadora do filme que serviu como trabalho de graduação na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, na Suíça.

E sim, existe um significado na escolha desse curta. Aliás, uma coisa que eu aprendi nos últimos anos é de que nada é por acaso e tudo acontece por um motivo. Portanto, aproveite e a gente se vê na próxima quinta!