Home Livros

Livro o simbolo perdido

Simbolo Perdido é a terceira “aventura” de Robert Langdon, personagem que nos foi apresentado pela primeira vez em O Código da Vinci e Anjos e Demônios. O livro foi lançado nos EUA em 15 de setembro de 2009, e logo em seguida no Brasil pela Editora Sextante, o livro vendeu um milhão de cópias no primeiro dia de vendas.

Minha primeira experiência com Dan Brown foi através de O Código da Vince, sou apaixonado por conspirações, principalmente se elas fizeram parte da história, virei fã do autor e então me debrucei sobre Anjos e Demônios. O Simbolo Perdido aborda os segredos dos Maçons e a história por traz da fundação dos estados Unidos. Robert recebe uma ligação de seu amigo Peter Solomon para palestrar no captólio, porém ao chegar ao local ele se depara com a Mão cortada de Peter e posicionada de forma simbólica como um convite para algo que ele não acredita ser verdade (não entendo como Robert sendo um especialista em mitologia tendo vivido o que viveu em Paris e no Vaticano ainda continua sendo o último a acreditar nessas coisas rsrs) assim desencadeia-se uma série de reviravoltas para tentar salvar seu amigo.

o simbolo perdido de dan bronw

 

O mais legal é saber que o autor usa fatos do mundo real para enriquecer suas estórias, foi lá que eu descobri que um dos gárgulas da Catedral Nacional de Washigton é na verdade a cabeça do Dart Vader, e outra curiosidade bem legal é a Noética, disciplina que estuda os fenômenos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência, esses fatos inclusive nos colocam em uma encruzilhada sobre o que é realidade ou ficção no livro.

Eu me identifiquei com as Estórias contadas por Dan porque sou uma pessoa que adora mitologia, História por trás da arte, e “conhecer” lugares fora do meu Pais através de Livros, Filmes e Séries, porém essa forma de escrita que detalha a maçaneta e a história de cada porta pode parecer maçante para outras pessoas. Não que isso vá atrapalhar a leitura como um todo, mas certamente você terá que ter um pouco mais de paciência.

o-simbolo-perdido-cafe-com-pipoca

 

Vi muita gente reclamar sobre a fórmula pronta de escrita de Dan Bronw, realmente no início eu tive a sensação de estar lendo mais do mesmo, mas contado de um jeito bem diferente. O livro se apresenta com um final surpreendente, o que vale a leitura completa. O Simbolo Perdido também viraria filme em 2013 mas a Sony desistiu alegando que pretendia focar em outro livro do autor,  Inferno que inclusive já está sendo filmado.