Home Literatura

Curumim Nerd Entrevista: Projeto Vórtice Fantástico

Hoje tem a estreia de mais um quadro interessante no site. O Curumim Nerd Entrevista. Como o próprio nome explica, faremos artigos em forma de entrevista sobre vários projetos que existem por esse mundão de ZuÊrA NeVeR EnDz. É uma forma simples e objetiva de divulgar ações e projetos de todo o Brasil, falando com quem mais entende do assunto: os próprios criadores. A estreia do quadro fica por conta do Projeto Vórtice Fantástico. Chega mais e conheça um pouco sobre a ideia.

Tudo começou com um post no Facebook do Pipoca Musical, em setembro de 2014. Uma logotipo e um “em breve“. Segundo publicação no próprio blog da Raquel Moritz, foram alguns dias de planejamento antes do lançamento oficial do Projeto Vórtice Fantástico.

Além das informações já presentes no Pipoca, resolvi ir mais além com a minha curiosidade. Principalmente depois da passagem desse Vórtice em Santarém, que pelo jeito chegou para ficar. Como parte integrante do projeto aqui na cidade, sob a responsabilidade do Marcelo Figueira, seria impossível eu não falar sobre o PVF no Curumim Nerd.

Pois bem, vamos ao que realmente interessa. Confira abaixo as informações principais sobre o Projeto Vórtice Fantástico, seguidas de entrevista feita em conjunto com a Raquel Moritz e a Bruna Miranda, ambas responsáveis principais por essa ideia fantástica.

O que é?

Segundo a Raquel, o Vórtice Fantástico é um projeto que agrega Clubes do Livro de Ficção Científica, Fantasia e outros gêneros afins, pelo Brasil, para que os leitores possam discutir suas obras, autores e mundos favoritos. O projeto começou com um clube em São Paulo, que estava sendo planejado pela Bruna Miranda, mas ela sempre quis que sua cidade tivesse algo assim, então elas transformaram dois clubes em um projeto, e esse projeto já está crescendo!

O projeto foi criado pela Raquel Moritz e pela Bruna Miranda, duas leitoras apaixonadas pelo universo de ficção científica e fantasia que sentiam falta de encontrar humanóides para conversar sobre os livros que mais gostavam. Clubes de romances, young adults, livros eróticos tem aos montes, mas sentar pra falar de um universo fantástico, não.

Quem são as pessoas responsáveis pelo projeto? O que podemos saber sobre as criadoras?

Raquel Moritz é publicitária, natural e residente de Blumenau/SC, criou o Pipoca Musical – blog sobre livros e filmes – há quatro anos e trabalha com literatura da forma que mais ama. Tem paixão por eventos e ações que envolvem literatura.

Bruna Miranda é booktuber, natural de São Luis (MA) e residente de São Paulo/SP. Estudante de Tradução, apaixonada por social media e YouTube, tanto que fez disso uma profissão. Perdeu a conta de quantos livros quer ler e pretende passar o resto da vida conhecendo o mundo.

Algumas estatísticas e números. Como está o Vórtice Fantástico no Brasil?

A ideia surgiu quando quisemos criar um grupo de leitura em nossas cidades, mas ao invés de gastar tempo criando nomes, logos e funcionamentos diferentes, a gente resolveu juntar tudo e começar um Projeto Nacional. É curioso que sempre tivemos a vontade de abraçar outras cidades, mas o Projeto Nacional começou com dois clubes. Uma semana depois já tínhamos mais cidades interessadas. Em junho comemoramos a marca de 14 clubes do livro espalhados por todas as regiões do país. Cada um dos grupos tem uma média de 15 membros, então já são mais de 200 pessoas envolvidas com o projeto de alguma forma. Além disso, o Vórtice Fantástico tem o apoio oficial de duas editoras especializadas em sci-fi, terror e fantasia.

Além da ideia de formar uma legião de fanáticos por robôs, dragões, naves e lasers, o que você(s) espera(m) ver no aniversário de 5 anos do projeto?

Uau, cinco anos! Estamos ainda planejando os 3 primeiros, hehe.

Um dos principais objetivos que temos é usar o projeto para descobrir e apoiar a publicação de autores nacionais nos gêneros com que trabalhamos.

Em termos de grupos de leitura, esperamos chegar em cidades que não estão no eixo de capitais e portanto não são visitadas com regularidade por editoras, autores e projetos em geral. Para citar como exemplo, atualmente nossos grupos mais estruturados são justamente os de cidades “pequenas“, como Blumenau/SC e Serra/ES.

E não queremos perder a essência do projeto que é incentivar a leitura de ficção científica, fantasia e terror e mostrar que são gêneros que podem ser lidos por qualquer pessoa que se disponha a entrar em um novo universo.

Quanto aos resultados, estão dentro das suas expectativas?

Já ultrapassaram as expectativas há muito tempo. Nós sempre acreditamos que o projeto tem potencial, mas achávamos que levaria mais tempo para chegar onde ele está. Desde o começo tivemos bastante apoio e feedback positivo que nos motivaram a desenvolver novas formas de trabalhar os livros, criar mais ações e nos aliarmos a pessoas que pudessem manter o Vórtice girando.

Comente sobre o risco de contágio por contato com o Projeto Vórtice Fantástico.

Extremamente perigoso. Uma vez infectado, o vírus toma conta do seu sistema nervoso e te transforma em um viciado em universos novos, aventuras inesperadas. Não há cura :P

É isso, curuminzada! Espero que tenham curtido ler assim como foi interessante produzir esse artigo. Deixe seus comentários sobre o que você achou do novo quadro. Todo feedback é bem vindo.

Em breve teremos uma nova entrevista. E tudo o que posso falar no momento é: como está seu treinamento para o Apocalipse Zumbi?

  • http://pipocamusical.com.br/ Raquel Moritz

    Obrigada pela gentileza, Kaio, foi um prazer conversar com vocês sobre o Projeto Vórtice Fantástico. Esperamos que essa ideia se espalhe e mais pessoas se reunam. <3 Abraço gigante pra vcs.

    • http://curumimnerd.com.br/ Kaio C. de Oliveira

      Eu que agradeço, @raquelmoritz:disqus. Gostaria de agradecer também à Bruna. Vocês são umas queridas!

  • Marcelo Figueira Pereira

    Muito bom @CurumimNerd:disqus o quadro ficou perfeito, a @raquelmoritz:disqus e a Bruna estão de parabéns pela iniciativa,

  • http://www.umpoucodissoeaquilo.com.br/ Bruna Miranda

    Obrigada, Kaio! Adoramos as perguntas :D Estamos sempre à disposição para falar sobre o Vórtice e espero que consigamos infectar mais pessoas com esse vírus <3 hahaha Abraço!

    • http://curumimnerd.com.br/ Kaio C. de Oliveira

      Hahahaha Valeu, @brumiranda:disqus . Com certeza. Espero que esse vírus se propague tão rapidamente quanto aquele que Max Brooks descreve em World War Z. Grande abraço!

Autor
Curumim Nerd desde o tempo que colecionava HQs do Spawn e carrinhos da Hot Wheels. Hoje joga Dota 2 e CS mais do que o normal e faz TCC sobre e-Sports. Viciado em suco de muruci e tapeberebá.