Home Especial

Chegamos ao final de 2014 curuminzada nerd. Selecionei então para a vocês uma coletânea de fatos que marcaram nosso estimado (ou não) ano. Espero que gostem, logicamente utilizei uma visão subjetiva para selecionar os grandes momentos do mundo nerd em 2014. Então…lá vamos nós:

 

1. COMIC CON EXPERIENCE 2014 NO BRASIL

003

Finalmente o Brasil foi palco do maior evento nerd já ocorrido na América Latina, a Comic Con Experience 2014. O evento reuniu grandes nomes do cinema internacional, astros dos famosos seriados de TV e nomes épicos dos quadrinhos. Passaram por aqui Edgar Vivar (o Senhor Barriga de Chaves), Jason Momoa (Guerra dos Tronos), Sean Astin (o Sam de Senhor dos Anéis), Scott Snyder (Batman), Ivan Reis (Liga da Justiça), dentre outras estrelas. O evento foi no início de dezembro, em São Paulo, e juntou cerca de 80 mil nerds.

 

2. MORTE DE ROBIN WILLIAMS

009

Na manhã de 11 de agosto, o cinema e os fãs tiveram uma grande perda. O ator Robin Williams morreu aos 63 anos de idade. Segundo o relatório da polícia de Martin County, a causa da morte foi por asfixia. Ele sofria de depressão profunda e tirou sua própria vida.

 

3. CAMPEONATO DE DOTA 2 COM PREMIAÇÃO ÉPICA005

No dia 21 de julho, aconteceu na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, o “The International”, o campeonato mundial do game de batalhas online em arenas “Dota 2″, que entrou para a história dos games. O campeonato teve o maior prêmio da história do eSport (esporte eletrônico), dando ao vencedor, uma quantia de US$ 5 milhões (dólares), que ficou nas mãos da equipe chinesa Newbee.

 

4. PRIMEIRO POUSO EM UM COMETA

006

No mês de novembro, a Agência Espacial Europeia, a ESA pousou o módulo Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov­Gerasimenko. Depois de 20 anos de planejamento e dez de viagem a bordo da sonda Rosetta, o módulo Philae chegou à órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Este foi o primeiro objeto construído por humanos a pousar em um cometa. Antes entrar em estado de hibernação, Philae relatou ter encontrado moléculas orgânicas no cometa, além de uma superfície de gelo e poeira.

 

5. MORTE DE ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS

0001

No dia 28 de Novembro, perdemos o ator Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista dos seriados Chaves e Chapolin. Aos 85 anos de vida, Bolaños era humorista, ator, produtor de cinema, televisão e teatro, e escritor. O mesmo morreu em sua casa no México, em decorrência de problemas respiratórios.

 

6. VAZAMENTO DE FOTOS DE CELEBRIDADES NO ICLOUD

0002

Em agosto, hackers furtaram e publicaram na web centenas de fotos íntimas de celebridades que estavam armazenadas no serviço iCloud, serviço usado para sincronizar imagens entre dispositivos da Apple. Foi o maior vexame do ano para a Apple, que teve de explicar o episódio: “Nós descobrimos que certas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque muito segmentado a nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança “, disse a empresa num comunicado.

 

7. ATAQUE A SONY PICTURES

004

Em novembro, a Sony Pictures sofreu um devastador ataque hacker por norte-coreanos (como acusou o FBI). O estúdio parou por dias e sofreu com vazamentos de filmes, roteiros e, mais do que tudo, informações sensíveis (como um documento cheio de senhas protegido por uma senha “Password”). Mensagens divulgadas na web pelos hackers do grupo denominado “Guardians of Peace” mostraram o pior lado de executivos da empresa, que ofendiam por e-mail atores da casa e até Barack Obama. O ataque foi supostamente motivado pelo filme “A Entrevista”, que fazia piadas com o ditador da Coreia do Norte. O prejuízo foi estimado em 100 milhões de dólares.

 

8. FACEBOOK COMPRA O WHATSAPP

008

No dia 19 de fevereiro, o mundo se surpreendeu com uma transação bilionária: o Facebook anunciou a compra do Whatsapp. A transação, oficializada em outubro, alcançou US$ 21,8 bilhões e foi a maior já feita por Mark Zuckerberg.

 

9. O MARCO CIVIL É SANCIONADO

007

O ano de 2014 ficou marcado pela aprovação do Marco Civil da Internet. Depois que Edward Snowden revelou que os EUA espionavam brasileiros, a própria presidente Dilma Rousseff pediu para que o projeto de lei que define direitos como privacidade e neutralidade tramitasse em regime de urgência. O Marco Civil foi aprovado pela Câmara e Senado em março e sancionado durante a NetMundial, conferência sobre governança na internet sediada no Brasil. O projeto de lei criou uma espécie de Constituição para o uso da internet no país.

 

10. O FIM DO ORKUT

010

Em junho, fãs do Orkut receberam a pior notícia do ano: a rede social seria encerrada no dia 30 de setembro. Segundo o Google, a justificativa era que o Orkut havia deixado de ser relevante e ao mesmo tempo, os esforços seriam concentrados em outras plataformas como o YouTube, Blogger e Google+. Apesar de ter completado 10 anos em 2014, o Orkut só registrava números cada vez mais baixos. Em janeiro, havia apenas 5,8 milhões de visitantes mensais, segundo a comScore. Em agosto deste ano, um mês antes do serviço sair do ar, o número caiu para 3 milhões.

 

Curuminzada nerd… Que 2015 seja uma ano melhor do que foi 2014!

Paz e bem queridos nerds de plantão!